Aprenda como utilizar a motivação para ter excelência no atendimento

Muitas empresas enfrentam dificuldades quando o assunto é garantir a excelência do departamento de atendimento, por que esquecem do principal combustível da equipe: a motivação!

Não é de hoje que falamos sobre a importância que o departamento de atendimento possui, afinal é através dele que os clientes irão se comunicar com a empresa, desde a compra de um produto, até um esclarecimento de dúvida ou reclamação.

É exatamente por isso, que esses profissionais precisam estar sempre atentos às novas tendências de mercado e acompanhar a evolução do comportamento do consumidor, a fim de entender a melhor forma de garantir sua satisfação.

Quando toda a equipe se concentra neste tipo de ação, é possível perceber uma crescente na qualidade do atendimento e consequentemente na satisfação dos consumidores, o que sem dúvida impacta diretamente no aumento de novas vendas.

A grande questão é que nenhum funcionário é igual ao outro, alguns são autogerenciáveis, enquanto outros precisam estar diariamente sendo alimentados com técnicas e orientações específicas para a entrega de bons resultados.

O dia a dia pode acabar desestimulando a equipe por completo, os problemas e até mesmo a falta de perspectiva quanto ao futuro profissional. É por isso, que tão importante quanto pensar nos clientes, é pensar nos colaboradores, e em formas que possam garantir que estejam totalmente empenhados em suas funções.

O impacto da motivação

Quando uma empresa investe em ações motivacionais para seus funcionários é possível ver de forma notória os resultados positivos em pouco tempo. Toda a equipe acaba sentindo que a empresa realmente se importa com cada um de forma individual, é que tem um plano específico para cada um, dependendo apenas de seu esforço.

Com isso, os profissionais passam a trabalhar com mais garra e determinação, entregando muito mais com a esperança de coletar os frutos de todo o seu trabalho.

Para isso, você pode realizar várias técnicas motivacionais, separamos algumas que podem te ajudar a elevar o patamar de qualidade do seu atendimento. Confira!

Garanta boas condições de trabalho

Pode até ser que você ache que isso é pouco a se considerar, mas um ambiente confortável e com materiais adequados para a realização de todo o trabalho sem dificuldade, garantem sim maior motivação a equipe.

Investir em soluções que possam facilitar o trabalho diário, e reduzir aborrecimentos corriqueiros, como com computadores travando, internet lenta, entre outros problemas, podem sim impactar na qualidade de cada um.

Invista em treinamentos

O melhor investimento que você pode fazer é em seus funcionários. Garantindo que se tornem cada vez melhores e sempre atualizados com as novidades do mercado. Além disso, esse processo de treinamentos constantes constrói o hábito de reciclagem, tornando-os mais pró-ativos e dispostos a novas ideias.

Crie programas motivacionais

Campanhas motivacionais são antigas, mas nunca deixam de ser eficazes. Criar um programa onde seus funcionários tenham que alcançar determinadas metas para chegarem ao “prêmio” é uma forma de motivá-los.

O ser humano é competitivo, e a competitividade saudável em equipe é benéfica para todos, tanto para a empresa que ganha em qualidade e mais produção, como para os colaboradores que consequentemente ganham mais pelo trabalho otimizado e destaque mediante aos esforços.

Nunca ofereça abaixo do que o mercado paga

Todos trabalham porque querem algo, por que querem ser pagos, ser reconhecidos, construir uma carreira, realizar sonhos, cada um com seus objetivos e necessidades. Por isso, todo e qualquer funcionário vai sempre estar atento ao mercado e suas condições.

Quando este percebe que sua empresa atual oferece remunerações abaixo do mercado, a probabilidade de desmotivação é gigante, e maior ainda de que a empresa perca este talento para a concorrência.

Entenda que os funcionários de alta performance precisam ser reconhecidos, e o reconhecimento financeiro é um dos principais pontos para motivá-lo.

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