Como e por que o atendimento pelo WhatsApp pode ajudar sua empresa

O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros e pode ser usado para incrementar o atendimento na sua empresa! Entenda como esse app pode revolucionar a forma como você realiza os seus atendimentos.

Como o atendimento pelo WhatsApp pode ajudar sua empresa

Não há quem discorde que o WhatsApp é um aplicativo rápido, prático e popular. Isso fica ainda mais evidente se analisarmos os dados do app favorito dos brasileiros – que, segundo a App Annie, uma das mais confiáveis empresas de análise de marcas, teria superado o número de usuários mensais do Facebook e se tornado o novo líder mundial de público.

A fama desse aplicativo de mensagens não é acidental: permitindo mandar mensagens, fazer ligações de áudio e vídeo, enviar e postar fotos, tudo fazendo uso apenas da internet, sequer é surpresa que ele tenha conquistado tanta gente. Algo que, caso seja bem administrado, pode levar ao encantamento de ainda mais clientes.

Ainda soma-se a isso o fato de as interações via WhatsApp serem consideradas um contato mais casual e, em decorrência disso, gerando uma sensação de mais proximidade e até melhorando o relacionamento entre empresa e contratante. Trata-se, portanto, de um canal de sensibilização importantíssimo.

O que isso significa? Que mais empresas estão se preocupando realmente com seus clientes, vendo-os como pessoas e tentando identificar quais suas preferências para fornecer um atendimento de qualidade para cada um.

E, claro, nós da Encanto WOW não poderíamos ficar por fora dessa! Trouxemos um caso próximo da gente em que o atendimento foi realizado por meio dessa rede social para você dar uma conferida:

Um caso que aconteceu com a gente

O caso aconteceu por volta do mês de setembro do ano passado (2018) e, na verdade, iniciou-se através de uma chamada telefônica entre Jéssica, uma cliente da empresa, e Thayná Cristine, que é Customer Success na Encanto.

Enquanto buscavam uma solução para o problema de Jéssica com uma senha, as duas se envolveram em um papo casual animado que acabou numa promessa: a atendente enviaria um vídeo, no dia do aniversário da cliente, cantando “Parabéns”… Em russo (idioma que ela sequer tinha noção de como falar)!

Foi nesse momento que a conversa passou para o WhatsApp. Quando se aproximava o dia 15 de outubro – prazo máximo para que a profissional de Costumer Success cantasse a tão esperada música –, os pedidos ficavam cada vez mais frequentes e a ideia retumbava na mente de Thayná.

Chegado o grande dia, a jovem de 21 anos enviou um vídeo para a cliente da Encanto e, quando essa finalmente assistiu o clipe, ficou encantada e teve certeza de que a empresa e seus funcionários fazem jus ao seu nome.

Você pode conferir aqui o caso na íntegra.

Como fazer

No fundo, todos estamos atrás de um tratamento excelente e gostamos quando nossa opinião é levada em conta. Essa vontade básica influencia diretamente na forma como nos comunicamos – inclusive nas redes sociais.

É pensando nisso que você, atendente, deve agir para encantar o cliente. Pensar empaticamente e usar surpresas no meio das conversas, mesmo que por meio de um aplicativo de celular, provoca grande impacto na vida do consumidor, deixando memórias marcadas em sua mente.

A técnica é agir com sensibilidade e bom humor, conquistando o cliente pelos detalhes mais sutis ou por extravagâncias tocantes e cheias de emoção.

Encante e continue a encantar

Esperamos que esse relato inspire você a se conectar com seus clientes e que seja mais fácil entregar um atendimento de excelente qualidade. Ao inovar junto do cliente, você conseguirá promover momentos memoráveis, fidelizá-los e transformá-los em verdadeiros fãs – propagadores da sua Marca.

Nós da Encanto WOW acreditamos que EXPERIÊNCIAS EMOCIONAIS podem mudar a situação crítica do atendimento no Brasil e implementar um atendimento mais sensível e consciente.

Para conhecer melhor o método perfeito para encantar e sensibilizar os seus clientes, conheça o Encanto Transforma!

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