Como os emojis podem humanizar a comunicação digital?

Os emojis são a nova tendência nas linguagens de mídia social e publicitária. E isso não é à toa: esses pictogramas são capazes de humanizar e acelerar a comunicação digital!

Nascidos no Japão, os emojis vêm ganhando cada vez mais espaço na linguagem escrita, especialmente de internet. Pictogramas de fácil compreensão, eles permitem uma comunicação mais rápida e humanizada.

A verdade é que eles estão mais populares do que nunca! Um estudo de 2017 da plataforma de análise de mídias digitais quintly analisou 5,5 milhões de postagens e, naquelas que usavam os emoticons, o número de interações era quase 50% maior em relação às que não usavam!

É claro que as marcas não perderam tempo e começaram a usar os emoticons em suas campanhas, como uma forma de renovar a linguagem da publicidade e se conectar com o público.

Mas será que existe uma maneira correta ou sensata de fazer isso?

Por que isso acontece?

Quando se diz que uma imagem vale mais do que mil palavras, não é brincadeira: levamos apenas 13 milissegundos para entender o significado de uma imagem, enquanto demoramos aproximadamente 2,5 segundos para ler e entender uma palavra.

Desse princípio é que nascem os emojis: figuras de simples compreensão, com as quais estamos acostumados e entendemos rapidamente. Foi o que mostrou, por exemplo, a pesquisa “Emoticons in mind: An event-related potential study”.

Segundo ela, nós vemos nesses pictogramas expressões faciais fiéis, que ajudam a gerar um sentimento que não seria tão simples de entender a partir da conversa. Nesse processo, ativamos a mesma parte do cérebro que serviria para reconhecer o rosto humano, ou seja, nós realmente nos identificamos e geramos emoções com as pequenas figuras coloridas que vemos na nossa frente.

Ou seja, os emojis são uma ferramenta natural de humanização dos diálogos. Por trazerem esse ar mais físico, gestual e usual para as conversas, ajudam o outro a compreender as entrelinhas e melhorar significativamente o relacionamento.

Pelo que parece, esses rostinhos amarelos chegaram pra ficar! Então resta saber, como você pode aplicá-los no atendimento?

Como usar o emoji?

Como foi dito anteriormente, o emoji é uma ferramenta natural de humanização do diálogo com o cliente. A comunicação, seja por mensagens em aplicativos ou respostas em publicações em redes sociais, deve ser sempre guiada seguindo esse pensamento.

Primeiramente, os pictogramas devem sempre fazer sentido no contexto em que estão sendo empregados. Isso faz com que seja necessário um monitoramento constante para não faltar com o sentido, que está sempre se atualizando e assumindo novos significados.

Deve-se lembrar, ainda, que essa forma de linguagem verbal é bastante informal e até polutiva, ou seja, não é a ideal para conversas mais sérias e nem deve ser utilizada em excesso ou caso não haja necessidade.

Acima de tudo, lembre-se: a mensagem que se quer passar e a maneira como o cliente a entenderá são mais importantes que qualquer outro enfeite visual que se tente adicionar.

Encante e continue a encantar

Usar uma linguagem moderna e humanizadora faz com que fique mais fácil entregar um atendimento de excelente qualidade. Ao utilizar emojis de maneira consciente, você conseguirá promover momentos memoráveis, fidelizá-lo e transformá-lo em um verdadeiro fã – propagador da sua Marca.

Para conhecer melhor o método perfeito para encantar e sensibilizar os seus clientes, conheça o Encanto Transforma!

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