(11) 3316-1122
Escolha uma Página

Em um mercado cada vez mais competitivo, tornar a equipe de atendimento mais capacitada e profissional se torna fundamental para a conversão de ótimos resultados, por isso trouxemos hoje algumas informações que te ajudarão a tornar sua equipe cada vez mais produtiva e eficiente. Confira!

Nos últimos anos o mercado tem compreendido o quanto os investimentos em aperfeiçoamento da área de atendimento se tornam vitais para a conversão de novos clientes, assim como a permanência da carteira existente.

A área de atendimento ao contrario do que muitos acreditam, não é apenas de um serviço de call center, onde profissionais simplesmente atendem ligações. No cenário atual, é o setor com um alto grau de importância no crescimento da empresa.

O atendimento é um dos principais diferenciais que pode tornar sua empresa um destaque em meio a concorrência, mas para isso é preciso formar uma verdadeira equipe de atendimento, com profissionais altamente capacitados e preparados.

Mas, a grande pergunta é: O que faz um profissional ser realmente qualificado para a vaga? O que torna ele um destaque em meio aos demais?

O profissional de atendimento ideal

A qualificação teórica, como o próprio nome diz, oferece uma base do mercado de trabalho e suas áreas. Porém, atualmente o mercado de trabalho tem um foco em habilidades que vão além da teoria.

As Soft skills, são aquelas competências, ou habilidades comportamentais que estão geralmente intrínsecas nas pessoas, mas que podem ser desenvolvidas, como a comunicação assertiva, pensamento criativo,resiliência, inteligência emocional, empatia e ética.

O mercado atual tem valorizado muito esse tipo de habilidade em seus profissionais. E para trabalhar com atendimento, são habilidades fundamentais, pois é uma área que lida diretamente com pessoas.

Claro que manter-se atualizado em cursos de aperfeiçoamento, também é importante, mas para se destacar como um bom profissional na área, a dica é desenvolver as soft skills.

Isso vale para quem pretende entrar na área, como para quem já está nela. Manter-se atualizado e buscar o autodesenvolvimento, difere os bons profissionais dos demais.

Por isso, separamos aqui 3 habilidades essenciais que todo profissional de atendimento deve ter:

1. Inteligência Emocional

Quem trabalha em atendimento tem contato diário com todo tipo de cliente, desde os mais tranquilos até os mais enfurecidos. É a linha de frente da empresa, por isso o filtro das informações precisa ser muito preciso para o direcionamento correto.

Saber lidar com os diversos tipos de emoções que são vividas em uma ligação é a chave para o sucesso do atendimento. A inteligência emocional é o segredo para isso. Ela permite que o atendente não se deixe contaminar por emoções negativas, e consiga reverter o atendimento para o melhor cenário, que é o cliente satisfeito.

2. Empatia

A área de atendimento pode ser dividida em diferentes setores, de vendas, pós venda, customer success, SAC, etc. Mas, independente do tipo de atendimento que seja realizado, uma coisa todos devem ter, a empatia.

Uma das principais reclamações dos clientes em relação ao atendimento das empresas, é a falta de tato e senso durante o atendimento, principalmente quando o assunto é reclamação ou dúvidas sobre produtos e serviços.

O atendente precisa ter presença para ouvir com atenção todas as solicitações do cliente, e assim analisar as diferentes possibilidades de solução para o seu caso. Todo esse processo deve ser feito, sempre se colocando no lugar do cliente.

Afinal para voce, determinadas dúvidas ou problemas podem ser simples, mas para o cliente não! O atendente é da área, não o cliente, por isso ter empatia se torna um grande diferencial.

3. Cordialidade

Essa é uma habilidade mais do que essencial, afinal o bem mais precioso que sua empresa possui é o cliente, por isso é preciso que este seja tratado da melhor forma possível sempre que realizar o contato com sua empresa.

O tom da voz, tranquilo e prestativo faz toda a diferença, além da boa vontade e energia na voz. Uma saudação sincera ao início e final da ligação mostram ao cliente, o quanto o atendente está feliz em atendê-lo.

Essas são algumas das muitas habilidades que fazem as empresas aumentarem seus resultados de forma expressiva.

Conheça mais dessas habilidades na nossa vídeo-aula gratuita sobre Cultura de Encantamento!