O Mindset do empreendedor em abundância

Quando o mindset do empreendedor está focado na abundância, ele toma as decisões corretas para seus colaboradores e empresa.

E quando falamos sobre abundância, não estamos focando em rios de dinheiro, queremos dizer que não é um pensamento escasso, de mesquinharia e egoísmo.


Pensar em abundância direciona o empreendedor a compartilhar e disseminar o conhecimento. Ele é um facilitador de caminhos, e não um boicotador. Pensa além de seu mundo, além das paredes do seu negócio, ele foca em desenvolver pessoas e ajudá-las a encontrar o seu propósito. Caso esse não seja igual o da empresa, não há ressentimentos pelo contrário, a sensação é de missão cumprida.


A decisão de investir no seu colaborador só acontece quando há esse tipo de mentalidade no empreendedor. Ele entende e enxerga o colaborador como pessoa e não apenas como seu funcionário. Por isso irá pensar no que é bom para o seu desenvolvimento, e não apenas o que irá contribuir para o negócio. Ele sabe que o colaborador ao desenvolver-se, se torna mais um disseminador de conhecimento, um reverberador, e isso é gratificante.


Investir em pessoas, é uma decisão que exige grande desprendimento do ego, pois o foco se torna a pessoa e não o colaborador.


Quando o pensamento é contrário, o de escassez, é possível encontrar colaboradores desmotivados que se sentem desvalorizados. Muitas vezes perdidos e sem perspectivas melhores para sua carreira e até para sua vida. Sabe que precisa se desenvolver mas não tem incentivo nem sabe por onde começar e acaba ficando estagnado.


Um profissional como esse, acaba perdendo seu valor e sua identidade, sendo que poderia ser melhor desenvolvido e mostrar um potencial gigante que iria contribuir para o seu crescimento e para a evolução da empresa.


Então vale a reflexão para você empreendedor, qual tipo de mentalidade é a sua, a da abundância ou da escassez?