Por que falamos tanto de inteligência emocional por aqui?

A Inteligência Emocional é uma habilidade que pode ser desenvolvida para aperfeiçoar nossos relacionamentos, o convívio com o próximo e nos ajudar a não se contaminar com toda a energia que recebemos o tempo todo.


Temos vidas corridas e vamos combinar que não vivemos em um mar de rosas, os problemas estão sempre por ali nos rondando. E, como não somos de ferro, uma hora ou outra acabamos por nos afetar com o que nos perturba. Perdemos um pouco da clareza e sintonizamos na mesma vibração daquele “problema”.


A grande sacada da Inteligência Emocional, é o auto conhecimento. Quando você se conhece e sabe quais são seus gatilhos emocionais que te fazem subir ou descer, na montanha russa de sentimentos, você consegue previamente se preparar para não se deixar abalar pela parte negativa.


Dessa forma, o impacto é menor. É como uma colisão de carros, se você estiver usando o cinto de segurança, a chance de que se machuque é bem menor. E é dessa forma que o auto conhecimento ajuda no desenvolvimento da Inteligência Emocional, prevendo o que pode te impactar e minimizando os danos.


Quando você se conhece, sabe como lidar com as situações desagradáveis do dia a dia sem permitir que isso acabe com o seu dia. A melhor forma de começar a praticar a Inteligência Emocional é analisando o seu dia, os picos de energia positiva e negativa e se perguntando o que aconteceu ali, o que gerou aquele sentimento. O auto questionamento é o caminho para se conhecer mais e mais.


“Por que eu fiquei com raiva? De quem é essa raiva? Raiva é mesmo o sentimento ? Posso fazer algo para mudar isso? Por que essa situação mexeu tanto comigo?”


Você precisa se questionar até chegar na resposta, que é aquela onde não há mais o que perguntar, e aí você ouve aquele estalo “é isso!”. E acreditem, é um caminho sem volta. Quando começar a descobrir coisas a seu respeito, vai querer saber mais e mais.


Sabendo quais são seus gatilhos, você já consegue ficar preparado para se bloquear de todas as coisas negativas que te tiram do sério. E assim pode ter uma vida mais plena, principalmente no ambiente de trabalho. Exercendo a Inteligência Emocional, aliada a Empatia, seus dias terão outra cor e perceberá que muitas vezes nós estamos armados esperando ser atacados, mas na realidade todos estão na mesma situação. Com medo, acoados e tentando sobreviver.


Enxergar o outro também como um ser humano, com falhas, medos e sonhos, nos torna mais empáticos e sem dúvida, seres humanos melhores.