Por que você não pode se livrar do atendimento humano?

Em uma era de comunicação mecanizada, o atendimento humano ressurge como uma forma de encantar e fidelizar o cliente à sua empresa.

Como Fidelizar o Cliente

Vivemos numa era difícil para relacionamentos. Frente a uma alta na polarização, no ódio e na efemeridade, além de uma tentativa falha de pertencer a grupos repletos de pessoas indiferentes, exigimos cada vez mais qualidade.

Nesse mesmo contexto, identifica-se uma falha cada vez maior na comunicação. Empresas que deveriam ser referência nessa área apresentam um atendimento precário, cheio de raiva e outros sentimentos negativos que acabam afastando o cliente e desmotivando o atendente.

Pelo bem estar destes, existe o atendimento humano ou humanizado, que surge exatamente para solucionar esses problemas de relacionamento no meio empresarial.

Realizada com consciência e empatia, essa prática dignifica todos que estão envolvidos, se destaca em relação às outras formas de atendimento.

Tipos de atendimento

Se pararmos para analisar quem são e como se comportam os atendentes durante o suporte, podemos classificar as formas de atendimento ao cliente em três categorias principais:

  • Robótico: trata-se de uma forma de atendimento mais veloz e focada em atender as necessidades mais urgentes dos clientes. É realizada através de máquinas (os bots) que usam de um script pronto para entender as necessidades do cliente e oferecer uma solução.
  • Simples: muito similar ao robótico, porém realizado por pessoas, também tem um script a ser seguido. Às vezes conta com alguma conversa paralela, mas, no geral, também tem por pretensão a velocidade, o que pode acabar estressando o atendente.
  • Humano: modelo mais liberal, incentiva a interação entre o atendente e o cliente, de modo que esse crie laços afetivos com a empresa e acabe se fidelizando. Segundo pesquisas, é a forma de atendimento que mais retém consumidores e tem como foco o encantar.

Claro que cada forma funciona com cliente específicos em momentos específicos, porém uma dessas categorias se destaca: o atendimento humano. Isso decorre de uma característica especial desse modelo, o fato de ele colocar as conexões possibilitadas pelas relações humanas em evidência.

A importância da conexão

Em tempos em que a conexão com a internet é melhor do que com as outras pessoas, as pessoas passam a necessitar de conversas que preencham, de amigos que se preocupem com o bem-estar delas.

É nesses momentos que o atendente deve entrar em ação. Junto da sua empresa, vocês são amigos em potencial e tudo o que se precisa fazer é uma ligação ou uma mensagem bem elaborada! O cliente vai se encantar facilmente com uma atenção que raras vezes recebe.

Obviamente, esse tipo de relação não pode pensar apenas nos benefícios da empresa, mas nos que todos os envolvidos no atendimento terão ao se criarem um laço que possa durar mais do que uma ligação de 10 minutos.

Portanto, ao entrar em contato com os clientes, faça o possível para que essa conexão seja a melhor possível, para que esse dia fique marcado como o dia em que alguém que ele sequer conhecia o encantou.

Encante e continue a encantar

Em tempos em que tudo parece acelerado na velocidade da luz, reservar um tempo para prestar atenção aos problemas das pessoas ajuda a entregar um atendimento de excelente qualidade. Ao se conectar com o cliente, você conseguirá promover momentos memoráveis, fidelizá-los e transformá-los em verdadeiros fãs – propagadores da sua Marca.

Nós da Encanto WOW acreditamos que EXPERIÊNCIAS EMOCIONAIS podem mudar a situação crítica do atendimento no Brasil e implementar um atendimento mais sensível e consciente.

Para conhecer melhor o método perfeito para encantar e sensibilizar os seus clientes, conheça o Encanto Transforma!

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