Qual a diferença entre Líder vs Chefe?

Antigamente ouvíamos muitas vezes o termo chefe para denominar aquele que está acima na hierarquia empresarial, hoje porém, o termo da vez é líder, para a mesma função. Mas, ambos não são a mesma coisa.


Um líder é aquele que inspira, compartilha e divide o crescimento junto com o seu time. Sua missão é desenvolver pessoas e ajudá-las a descobrir sua jornada. Ao contrário do chefe que acaba muito focado em benefício próprio e apenas quer colher os louros da vitória do time.


Um chefe pode se tornar um líder, mas um líder não deve se tornar um chefe. A liderança é conquistada, merecida, através da admiração de seus colaboradores, não é apenas um título. E por isso surgiu essa “rivalidade” entre Lídes vs Chefe, pois muitos chefes se chamam líderes, mas não o são.


E para ser um líder também é necessário se desenvolver. Além das competências intelectuais, o seu desenvolvimento é intimamente ligado a soft skills, ou seja suas habilidades comportamentais, como Inteligência Emocional, Presença e Escuta Ativa.

A liderança é um cargo atualmente muito almejado dentro das empresas, mas que também tem sua grande parcela de responsabilidade, afinal como já dissemos, seu papel é o de inspirar e desenvolver pessoas e isso requer habilidades e também um pouco de prática.

Há também os líderes natos, aqueles que não tem algum cargo ou posição de gestão, mas que se destacam entre os demais por serem a voz que representa o time, ou por natureza liderarem e inspirarem. Esses que se destacam acabam até por serem notados pelos gestores e em alguns casos, acabam sendo realmente promovidos a Líderes.

O que não pode acontecer é esse líder virar chefe, deixando de lado sua essência e se afastando do seu time. O Líder deve sempre ser a voz de seu time, e para isso, precisa conquistar a confiança, sem confiança e representatividade, o “crescimento” se torna uma via de mão única, num jogo que só um ganha, e esse um não é o colaborador.